domingo, outubro 24, 2004

FCP - Futebol Cá em Portugal...

Gostava de reflectir com todos vós um pensamento de balcão de café que me passou pelos ouvidos há uns dias numa daquelas alturas típicas de pós almoço:
"... raios partam o futebol português!!! ...só polémica, só casos, só guerras... Os presidentes, *#!$%##"/*, são uma autêntica máfia! Violência! ...Que saudades de ir à Luz com o cachecol do Porto e ver tranquilamente o futebol no meio dos sócios do Benfica!...".
Este desabafo é de alguém na casa dos 40 e poucos anos, típico dono de café e diagnosticado medicamente como portista.

Quando ouvi este trecho de pura mágoa pensei: "Afinal o que é que se passa?... Se toda a gente partilha desta opinião, em maior ou menor grau, porque será que tudo se mantem?!!!".
Existem várias "teorias" para isto - pois cada um tem a sua própria 'teoria da conspiração' - e eram estas que eu creio ser de interesse partilharmos e confrontarmos (é da antítese que nasce a síntese...) .

Da minha própria maneira de olhar para as coisas, e consciente de que este tema daria para escrever um livro, destaco sumariamente dois pontos gerais sobre os males da Futebolândia portuguesa:

i) Os dirigentes - esta espécie, que deveria estar em vias de extinção no lugar de outras mas que infelizmente não está, é composta por um grupo de indivíduos que não têm, nem quereriam ter se para tal fossem capazes, a mínima visão estratégica.
Isto acontece por dois motivos: completa impreparação destes seres para perceberem os verdadeiros desafios e problemas que têm pela frente ao serviço do Clube que dirigem e do Futebol como um todo (INCAPACIDADE INTRINSECA); utilização das instituições, por parte destes pega-monstros colantes, para fins exclusivamente de proveito próprio em termos de negócio e imagem (INCAPACIDADE AUTO-IMPOSTA).

ii) A estrutura/organização - Já imaginaram o que seria do Jardim Zoológico se este fosse organizado pelos animais que as pessoas vão visitar e que lá moram em jaulas? - animais esses, já agora, muito semelhantes aos que descrevi no ponto anterior (diferem nas jaulas, infelizmente!). Facilmente percebemos que tal não era possível, pois estes bichos iriam manter-se fechados no seu mundo, combatendo-se mutuamente e sem permitirem que alguém lá pudesse entrar.
Certamente que na porta em vez de "Jardim Zoológico " iriamos ter uma placa a dizer "Liga de Clubes"!

Enquanto estes dois problemas fulcrais não forem resolvidos desenganemo-nos sobre a possibilidade de termos no nosso país um Campeonato sério e completamente transparente, de espectáculo e de "jogo como um jogo". Assim, a única contribuição que cada um pode dar é reflectir e expressar a diferença face ao que está errado, pois a onda da indignação tem que crescer e engolir o Mal.

Esquecendo SLB's,FCP's,...,

domingo, outubro 10, 2004

Sprachethik

Geração em ebolição,

tomo o previlégio do primeiro post it para mim, apesar de tal ser possivelmente mais apropriado para o meu grande amigo Kino, pois foi dele que partiu a ideia - a BOA ideia! - de tentar por um certo grupo de individuos na linha:).

Neste primeiro texto pretendo simplesmente saudar todos que nos lerem mas, principalmente, todos que completem o nosso blog com as suas opiniões e pedir aos demais participantes que o façam sempre tendo em conta as regras básicas do Sprachethik(a ética do discurso)...

Saudações e votos de iluminação para todos!

Marconi