Gostava de reflectir com todos vós um pensamento de balcão de café que me passou pelos ouvidos há uns dias numa daquelas alturas típicas de pós almoço:
"... raios partam o futebol português!!! ...só polémica, só casos, só guerras... Os presidentes, *#!$%##"/*, são uma autêntica máfia! Violência! ...Que saudades de ir à Luz com o cachecol do Porto e ver tranquilamente o futebol no meio dos sócios do Benfica!...".
Este desabafo é de alguém na casa dos 40 e poucos anos, típico dono de café e diagnosticado medicamente como portista.
Quando ouvi este trecho de pura mágoa pensei: "Afinal o que é que se passa?... Se toda a gente partilha desta opinião, em maior ou menor grau, porque será que tudo se mantem?!!!".
Existem várias "teorias" para isto - pois cada um tem a sua própria 'teoria da conspiração' - e eram estas que eu creio ser de interesse partilharmos e confrontarmos (é da antítese que nasce a síntese...) .
Da minha própria maneira de olhar para as coisas, e consciente de que este tema daria para escrever um livro, destaco sumariamente dois pontos gerais sobre os males da Futebolândia portuguesa:
i) Os dirigentes - esta espécie, que deveria estar em vias de extinção no lugar de outras mas que infelizmente não está, é composta por um grupo de indivíduos que não têm, nem quereriam ter se para tal fossem capazes, a mínima visão estratégica.
Isto acontece por dois motivos: completa impreparação destes seres para perceberem os verdadeiros desafios e problemas que têm pela frente ao serviço do Clube que dirigem e do Futebol como um todo (INCAPACIDADE INTRINSECA); utilização das instituições, por parte destes pega-monstros colantes, para fins exclusivamente de proveito próprio em termos de negócio e imagem (INCAPACIDADE AUTO-IMPOSTA).
ii) A estrutura/organização - Já imaginaram o que seria do Jardim Zoológico se este fosse organizado pelos animais que as pessoas vão visitar e que lá moram em jaulas? - animais esses, já agora, muito semelhantes aos que descrevi no ponto anterior (diferem nas jaulas, infelizmente!). Facilmente percebemos que tal não era possível, pois estes bichos iriam manter-se fechados no seu mundo, combatendo-se mutuamente e sem permitirem que alguém lá pudesse entrar.
Certamente que na porta em vez de "Jardim Zoológico " iriamos ter uma placa a dizer "Liga de Clubes"!
Enquanto estes dois problemas fulcrais não forem resolvidos desenganemo-nos sobre a possibilidade de termos no nosso país um Campeonato sério e completamente transparente, de espectáculo e de "jogo como um jogo". Assim, a única contribuição que cada um pode dar é reflectir e expressar a diferença face ao que está errado, pois a onda da indignação tem que crescer e engolir o Mal.
Esquecendo SLB's,FCP's,...,
domingo, outubro 24, 2004
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Ai meu Deus António Oliveira... faltou-lhe o amendoim?!!!
Keep up the good work
»
Where did you find it? Interesting read » » »
Enviar um comentário