quarta-feira, novembro 30, 2005

Quem cospe para o ar e não se mexe...

Tenho andado a tentar incentivar algumas pessoas a participarem na vida política através da filiação partidária (independentemente do partido) e tenho obtido as mais variadas respostas, das quais se destaca uma muito recorrente.
É sobre esta que vou escrever...Dizem-me "essas" pessoas, sustentando um rotundo "Não" à minha sugestão, que "tu deves estar mas é maluco! Na Política é só corruptos e interesseiros".

Eu, desmoralizo a minha insistência face a tamanha rotundez, mas pergunto (a "esses" e a todos os que me lêem)...

Qual é o melhor argumento para se entrar em actividades políticas, o facto da classe política ser fraca ou o facto da classe política ser forte?

...e respondo...

Num plano individual (ou até mesmo egoísta), obviamente que é preferível aderir a grupos socialmente credíveis e prestigiados pois, no caso da política, poderá daí advir um certo reconhecimento dos muitos que vêem a parte pelo todo e, no limite, permitirá uma melhor vivência com o próprio ego.

...volto a questionar...

Mas, se pensarmos no plano conjunto da sociedade, não fará mais falta que aqueles que não se identificam com a Política actual se juntem a ela na busca de a mudar, defendendo os seus ideais no "campo de jogo" em lugar de o fazer a partir das "bancadas"?

Creio que a resposta a esta questão é unânime e, por tal, embora não só, defendo que deve haver uma participação activa nos partidos políticos de todos aqueles que têm nos seus ideais um valor que desejam preservar. (Defino por participação activa todo o "intervalo" entre a simples presença num plenário até à presidência de um partido).

Havendo boa-vontade, são muitas (e muito importantes!) as vantagens de pertencer, cada um na medida das sua capacidade/disponibilidade, a uma estrutura político-partidária - partilhar ideias; ajudar à escansão dos candidatos que saem dos partidos para as diversas eleições e, assim, escolher melhores representantes; representar bases fortes, quantativa e qualitativamente; associar ideias a projectos de/para a sociedade; construir um futuro mais próspero...- enquanto desvantagens não consigo identificar nenhuma.


Os que, in extremis, só têm "toda a moral" para criticar, criticar, criticar, com "zero de acção" devem ter cuidado em cuspir para o ar, pois só conseguem "deitar cá para fora" as suas frustrações e não atingem nada mais senão do que a eles próprios...


...cai-lhes em cima!


Nota: os sites dos partidos, onde podem obter informações acerca da filiação, assim como os respectivos estatutos, têm um link na coluna lateral do PUM...

quinta-feira, novembro 24, 2005

Fora com a Paneleiragem!!!

"Papa exclui homossexuais do sacerdócio.
A Igreja exclui dos seminários e do sacerdócio quem praticar a homossexualidade, quem apresentar tendências homossexuais profundas ou apoiar a chamada cultura gay, segundo um documento hoje divulgado. " Sic Noticias (23/11/05)

Depois de ouvir isto fiquei intrigado:
- Será que a Igeja Católica vai ficar sem padres? - perguntou a minha consciencia.
- "Instrução" de Bento XVI não diz respeito a padres já ordenados...- respondeu a Sic Noticias.

Como é que será o teste a que os seminaristas serão submetidos para atestar da sua orientação sexual? Será que vao abusar sexualmente de todos eles e os que nao gritarem sao expulsos? Será a jogar ao "quarto-escuro"? Ou será que vão por os seminaristas a ouvir Gloria Gaynor durante 5 minutos?! Aqueles que abanarem a cabeça (ou marquem com o pé a batida) sao expulsos.

Será que os milhares de padres por esse Mundo fora ficaram chateados e chamaram "Gordo estúpido" ao sr. Ratzinger?

Outra questão que me ocorre, e os padres pedofilos???
- Esses podem ficar? - a minha consciencia novamente.
-Claro que sim. Deixava de haver catequese pois nao ia haver pessoal para aturar aquela canalha toda e ensina-la a cantar os grandes hits como "Jesus é um bacano", "Na minha cama com a virgem", "Poe a mao na mao do meu senhor padre". - disse uma pequena facção da minha consciencia num momento de libertinagem consentida.

Eu acho que o Papa devia impor como medida, que as candidatas a freiras deviam ter peitos roliços (e que soubessem cantar) e fossem porta-a-porta angariar fieis! Tinham tambem de pesar menos de 180kgs. Isso sim era uma boa medida!!!


As conclusões que retiro desta noticia, apos profunda reflexao interior, sao as seguintes:

1- O numero de padres vai diminuir drasticamente (ja a partir da proxima semana) e o numero de manifestantes das proximas "Love Parades" vai aumentar na mesma medida.

2-

2- Ou as missas passam a ser transmitidas pela Internet pelos poucos padres hetero, ou esta imposiçao é revogada.

Hail, hail progresso!!!

quarta-feira, novembro 23, 2005

Um contra Todos - versão Presidenciais

Foi dada a conhecer a forma como se irão realizar os debates entre os candidatos presidenciais e... palmas!

Os debates vão realizar-se face-to-face entre todos, dois a dois, o que me parece ser a melhor solução de entre os formatos conhecidos: garante a participação igualitária de todos e evita as peixeiradas e o "quatro para um" de um debate colectivo...

Não sei se serão somente estes os debates a realizar até ao acto eleitoral, que estão distribuidos, em termos do calendário do mês de Dezembro, da seguinte forma:

Cavaco-Alegre
5 SIC

Soares-Jerónimo
8 RTP

Cavaco-Louçã
9 TVI

Louçã-Alegre
12 RTP

Cavaco-Jerónimo
13 SIC

Alegre-Soares
14 TVI

Jerónimo-Louçã
15 RTP

Soares-Louçã
16 SIC
Alegre-Jerónimo
19 TVI

Cavaco-Soares
20 RTP

Cada debate terá a duração de 60 minutos em horário nobre (leia-se após os respectivos Jornais da noite) e será levado a cabo por:

RTP) José Alberto de Carvalho e Judite de Sousa
SIC) Rodrigo Guedes de Carvalho e Ricardo Costa
TVI) Miguel Sousa Tavares e Constança Cunha e Sá

Finalmente, foi acordada, entre as estações televisivas, a possibilidade de transmissão em diferido de todos os debates na SIC Notícias e RTPN (SIC Internacional e RTPi).


Gostei de saber!
A forma é boa.
O conteúdo... a ver vamos!

domingo, novembro 20, 2005

Adivinha II

Se quem trabalha num Centro de Análises é analista,
quem é de Lisboa e Vale do Tejo e é a favor da OTA é...?

PS - O PUM Tech sugere...


Os vírus não pararam de evoluir, provocando diversos efeitos,
desde bloqueio total da máquina (Guterres), a destruição do disco rígido (Sampaio) e mais recente o Blaster que está constantemente a querer reiniciar a máquina (Soares).

Os vírus são em número elevado e, para atingirem os seus fins,
dão ordens ao computador e estes não os reconhece como suspeitos.

Não caia em desleixos do passado...
Proteja o seu sistema de desnecessários incómodos!

sábado, novembro 19, 2005

CDS - Sugestão do PUM Tech...


Proteja-se de acidentes e mudanças indesejadas...
Faça um Backup para não correr o risco dos seus ficheiros
serem danificados irremediavelmente ou, até mesmo, desaparecerem!


Não facilite... depois de eliminados não valerá a pena chorar sobre o leite derramado!

sexta-feira, novembro 18, 2005

BE - Sugestão do PUM Tech...


O software Adobe Photoshop, líder no mercado de geração de imagens digitais,
oferece ferramentas criativas e inovadoras
que o ajudam a obter resultados extraordinários.


A versão 7.0 está preparada para as maiores montagens de sempre,
onde até conseguirá criar a imagem de um economista
como respeitado líder de um Partido de extrema-esquerda!


Não perca tempo... dê largas à sua criatividade!

Adivinha

Se quem trabalha numa Secretaria é secretário,
quem é do Norte e é a favor da OTA é...?


(resposta no verso)

quinta-feira, novembro 17, 2005

PSD - Sugestão do PUM Tech...

Proteja-se do adware e spyware que ameaçam o sistema, bombardeiam anúncios indesejados e comprometem a sua credibilidade e desempenho.

O Giant Anti-Spyware elimina estas pragas e protege-o contra novas ameaças!

Instale já!
(actualizações: Santaware, Ispyltino e Warentim)

43,07 cm em Lisboa...

...por cada metro no Porto!

Li hoje na edição do JN em papel uma notícia relativa aos custos dos Metro de Lisboa e Metro do Porto que achei bastante intressante, daí a ter procurado na edição da net e postado, para concluir como estritamente política a medida do Governo de se apoderar da gestão do Metro do Porto.
A construção de um quilómetro da rede metro do Porto, em túnel, fica por 28 milhões de euros. Em Lisboa, a empreitada fica por mais do dobro do preço 65 milhões. Na capital, a gestão é assegurada directamente pelo Governo, mas esse facto não é sinónimo de empreitadas mais baratas. [NOTÍCIA COMPLETA]
Assim, no dia em que os socialistas vierem falar do TGV, OTA e Metro do Porto como grandes obras do Governo PS, a minha resposta, fica desde já registado, será: "Calem-se!".

...já agora, se for como argumento contra a tese da claríssima discriminação do Norte em termos de grandes investimentos estratégicos, a resposta será imprevisivelmente pior!


quarta-feira, novembro 16, 2005

PCP - Sugestão do PUM Tech...

Porque, a propósito da criação do PUM Tech, decidimos indicar os melhores programas informáticos para cada partido político...
Não fique à espera que a fita da sua velha cassete rompa. Vá lá... actualize-se!
O Nero 6 permite copiar, criar e gravar cd's de elevada qualidade!

quinta-feira, novembro 10, 2005

Soaridades

















"É um combate difícil. Muitas vezes está armadilhado." (...)
"Estou a falar para que as pessoas pensem e cheguem lá por elas próprias" Ontem
Soares, já que lançaste o desafio...

Durante a acção de pré-campanha em Coimbra, Mário Soares voltou a responder à pergunta "porque se candidata?", dizendo que "não estava disposto a ficar empalhado numa sala onde estão as glórias, a fingir de morto sem o ser". 8/11
Sem dúvida uma causa Nobre e Patriótica...

"Não faço comentários sobre outros candidatos", reagiu Mário Soares depois de confrontado com o teor do manifesto da candidatura presidencial do dirigente socialista Manuel Alegre. 4/11
Mas...

"Foi durante 12 anos, salvo erro, o líder do PSD, dez anos Primeiro-ministro, depois disso candidatou-se a Presidente da República e vem dizer que não é um político profissional?" 1/11
Só deve falar sobre Presidentes da República...
...ou então é como Louçã, Jerónimo, Alegre e Cavaco: só não fala sobre os candidatos à sua esquerda!

Mário Soares concluiu de seguida sobre o currículo do ex-primeiro-ministro social-democrata: "É curto, é pouco para ser Presidente da República." 1/11
Realmente, nem tinha reparado nisso!... Professor Catedrático e prestigiado Conferencista, Ministro das Finanças, Primeiro-Ministro durante 10 anos...
Eu diria mesmo curtíssimo!!!


"Não sou o pai do défice. Quando deixei o Governo, em 1985, estava tudo bem e os cofres cheios", frisou. 9/11
Para quem foi este tiro?!!! Não são só dois os candidatos do PS?!!!

Sobre as sucessivas derrapagens financeiras da construção da Casa da Música diz, entrevistado pela RTP, que as derrapagens não são importantes dada a lindíssima obra construida. "O que faz as grandes obras não é o dinheiro! São as ideias!" 9/9
Derrapar é fixe!

Constança Cunha e Sá, na entrevista concedida pelo candidato Soares à TVI, confronta-o com o facto de "completar 81 anos no próximo mês"... Soares contesta dizendo: "Não, minha senhora! É só em Dezembro!". 1/11
...e 82 não é para o ano! É em 2006!


"É um combate difícil. Muitas vezes está armadilhado."
Sem dúvida...


terça-feira, novembro 08, 2005


Eu voto Cavaco!

...por isso já me inscrevi como voluntário (não sei bem para quê, mas o Nibinho merece qualquer coisa) e subscrevi a Newsletter no site da sua candidatura.

quarta-feira, novembro 02, 2005

A Teia

Desde o último grande dia histórico do nosso país, o do regresso da Sr.ª Felgueiras ao rectângulo de todos nós, que guardo em mim uma série de questões que, assim como a muitos de vocês certamente, me vêm inquietando dada a previsibilidade assustadora das respectivas respostas.

Felgueiras Spider, de saída do Rio, regressando ao seu outro país.


Como é que ela não teve medo de voltar?...
Com que moral pode ela falar da maneira que fala?...
Como é que ela conseguiu voltar para a vida que sempre teve?...
E outras à medida que a evolução do caso se foi dando...

Hoje encontrei alguma matéria para saciar as conjecturas que tecia no meu íntimo...

Manuel Pina, colunista habitual do Jornal de Notícias (Por Outras Palavras, última página) , escreve na edição de hoje sobre "O estranho caso do saco azul", onde refere três aspectos que não podiam deixar-me indiferente.

Primeiro: Foi apanhado um juíz conselheiro com a boca na botija (leia-se telefone) a ajudar a amiga "Fatinha", "como da outra vez há dez anos, percebes?".

Segundo: Um ex-procurador em Felgueiras, ex-secretário de estado da justiça, ex-secretário geral da Procuradoria Geral da República e representante de Portugal no organismo que coordena a luta contra a corrupção no espaço europeu (justamente!) foi denunciado por ter entregue à Srª Felgueiras uma cópia da queixa que deu origem ao processo, antes mesmo da PJ ter iniciado as investigações.

Terceiro: Um outro procurador que decidiu constituir como arguidos as testemunhas que denunciaram a autarca, o que levou à anulação dos seus depoimentos e ao regresso do processo à fase de instrução.

Juntando a tudo isto fala-se, ainda, de investidas sobre a Justiça levadas a cabo pelo ex-marido da Srª a fim de pressionar os decisores do processo.

A ser verdade... Grande TEIA!!!

Buraco Negro















Já não é novidade toda a gente associar aos políticos o adjectivo "corrupto".

Novidade é o facto de actos dessa natureza, protagonizados por membros de tal classe, parecerem começar a ser investigados criminalmente, pois já são bastantes as situações suscitadas nesse sentido.

Hoje é a vez de Jorge Coelho* ser referenciado pela comunicação social, a partir de uma reportagem publicada pela revista Visão que levanta a suspeita de este ter sido presenteado com um valioso tabuleiro de xadrez por um grande empresário da construção cívil.

Para além deste e dos outros casos já nossos bem conhecidos podemos conhecer novos potenciais casos no blogue Burrices de Jumento (inclusivé uma história de 20/5 sobre o Sr. Jorge Coelho com o dito empresário)...

Finalmente, parece haver vontade em limpar este verdadedeiro ninho de ratos. No entanto pergunto-me: haverá força?

Esperemos que sim, e nós damos toda a força que pudermos, pois pior do que deixar situações impunes é fazê-lo ao mesmo tempo que nos fazem passar por parvos!


*A maneira de ser e de agir deste Sr., o papel, o seu (não) serviço à causa pública actual e as suas potenciais motivações para tudo isso são razões mais do que suficientes para um texto exclusivo... eu sei! Alguém se oferece?