
Em todos os casos mais evoluídos, mas igualmente cavernáris como o Homo antecessor.
O jornal americano denomina trogloditas, todos os que desafiam publicamente a legitimidade dos governos eleitos, e por extensão aqueles dirigentes que se mostram compreensivos com certas ocorrências: desde que sejam das direitas, evidentemente.
A pré-história demonstra-nos que não está mal usado o qualificativo, porque é certo que o Homo antecessor era bastante imprevisível, sua estrutura social não atendia mais que a seu instinto de sobrevivência e tão-pouco eram muito de fiar, pois entre seus costumes desagradáveis figurava o de dar dentadas a tudo quanto se movia, inclusive a mão que lhes dava de comer, que é como quem diz o voto, ou para ser mais exacto, do que os ajudava a caçar.
De facto, o termo troglodita também se aplica, nos nossos dias, não só ao que habita nas cavernas e ao homem bárbaro e cruel, senão inclusive àqueles que são muito comedores, possivelmente recordando que aqueles interesses longínquos podiam comer outros seres humanos se não encontrassem veados, javalis ou potros. Ainda não comiam porcos.
Também é verdade que os trogloditas eram facilmente influenciáveis nas suas condutas pelos mais fortes das suas comunidades, aqueles que eram mais ousados na hora de caçar grandes animais, como o elefante lanudo.
Mais ou menos como alguns dos que hoje se pavoneiam e a seu poder, que mantêm um discurso em cujo currículo também figura terem em tempo recente caçado alguma grande peça da política, tão difícil de abater como os mamutes pré-históricos.
Uma destas noites passadas, vi um filme de Jean-Jacques Annand – Em Busca do Fogo – e nos berros do interior da caverna pareceu-me descobrir algumas sentenças troglodíticas que se têm ouvido nos últimos dias.
E até um dos protagonistas barbudos do filme me recordou, vagamente, um habitual – agora sem barba – da imprensa.
Não dizia que Portugal se rasga pelas costuras, mas o grunhido era o mesmo.
3 comentários:
Excellent, love it! »
What a great site » »
Best regards from NY! 1973 gmc compaq ipaq barcode scanner http://www.southwestern-area-rug.info/Mobile-computers-barcode-scanners.html Samsonite backpacks collection jolt messenger bag Used fax machines for sale Antidepressant weight loss medication false accept rate and barcode scanners
Enviar um comentário